Fonte e imagens: Israel21c
Em Israel, o HopOn inseriu beacons em 2,000 ônibus e, em seguida, em estações de bicicleta e outros terminais de transporte. Cerca de 10,000 usuários instalaram o app, permitindo que peguem um
ônibus ou uma bicicleta sem se preocupar com o pagamento.
Para os motoristas de ônibus, isto significa que não precisam mais cobrar tarifas pessoa por pessoa, permitindo que se concentrem no trânsito. Para os ciclistas, significa não precisar mais enfrentar filas para pagar e ter maior liberdade para usar os serviços destinados a nos auxiliar a transitar pelas cidades.
O diretor-presidente da empresa, Ofer Sinai, diz que as tecnologias de pagamento automático existentes estão presas a hardware e à necessidade dos usuários de tocar num dispositivo com um cartão, o que depende de comunicação por proximidade de campo (NFC). O hardware é caro e é preciso instalar um por um. Além disso, é necessário adquirir o cartão.
Ao usar o HopOn, os bilhetes dos usuários são validados automaticamente por meio de um smartphone quando entram no veículo –– pela porta dianteira ou traseira. Não há necessidade de filas.
Os pequenos beacons do HopOn conectam o seu smartphone por ultrassom a partir do sistema de GPS, associando, sem dificuldades, o passageiro à tarifa do local.
“Temos opções de pagamento proporcional ao uso ou bilhetes pré-pagos”, diz Sinai. “Esse é o nosso
atrativo. Mesmo que você não tenha comprado os bilhetes certos, não se preocupe: você não será cobrado pelo que não usou”.
Em Tel Aviv, a empresa está trabalhando intensamente com reguladores e com a empresa de transporte público Dan para garantir que os usuários obtenham uma experiência segura e satisfatória tanto no ônibus quanto no sistema público de bicicletas Tel-O-Fun, em que o pagamento é proporcional ao uso.
Os ônibus que fazem parte do sistema HopOn, são indicados com um logotipo do HopOn por fora do veículo e os motoristas estão sendo treinados a aceitar esta nova forma de pagamento. Por ora, os motoristas fiscalizam uma imagem de “código secreto” fornecida a eles por meio da tela do HopOn no dispositivo móvel do usuário.
Para as pessoas preocupadas com a privacidade, ainda não é possível pagar com o Bitcoin, mas o PayPal é uma opção, e algumas informações de perfil podem ser mantidas no anonimato.
O diretor-presidente da empresa, Ofer Sinai, diz que as tecnologias de pagamento automático existentes estão presas a hardware e à necessidade dos usuários de tocar num dispositivo com um cartão, o que depende de comunicação por proximidade de campo (NFC). O hardware é caro e é preciso instalar um por um. Além disso, é necessário adquirir o cartão.
Ao usar o HopOn, os bilhetes dos usuários são validados automaticamente por meio de um smartphone quando entram no veículo –– pela porta dianteira ou traseira. Não há necessidade de filas.
Os pequenos beacons do HopOn conectam o seu smartphone por ultrassom a partir do sistema de GPS, associando, sem dificuldades, o passageiro à tarifa do local.
“Temos opções de pagamento proporcional ao uso ou bilhetes pré-pagos”, diz Sinai. “Esse é o nosso
atrativo. Mesmo que você não tenha comprado os bilhetes certos, não se preocupe: você não será cobrado pelo que não usou”.
Em Tel Aviv, a empresa está trabalhando intensamente com reguladores e com a empresa de transporte público Dan para garantir que os usuários obtenham uma experiência segura e satisfatória tanto no ônibus quanto no sistema público de bicicletas Tel-O-Fun, em que o pagamento é proporcional ao uso.
Os ônibus que fazem parte do sistema HopOn, são indicados com um logotipo do HopOn por fora do veículo e os motoristas estão sendo treinados a aceitar esta nova forma de pagamento. Por ora, os motoristas fiscalizam uma imagem de “código secreto” fornecida a eles por meio da tela do HopOn no dispositivo móvel do usuário.
Para as pessoas preocupadas com a privacidade, ainda não é possível pagar com o Bitcoin, mas o PayPal é uma opção, e algumas informações de perfil podem ser mantidas no anonimato.
Um bilhete de ônibus para Mônaco
Depois de Israel, a empresa planeja entrar no mercado francês por meio de uma oportunidade comercial em Mônaco. O HopOn também tem um contato local em Nova Jersey e está negociando iniciar nos EUA, mas o mercado seguinte parece estar mais próximo na Europa, conta Sinai.
O HopOn foi fundado em 2013 e arrecadou até agora 700 mil dólares de um investidor estratégico. Atualmente, está em um ciclo de negociações com várias firmas de capital de risco com o objetivo de arrecadar 5 milhões de dólares.
O próximo passo para o HopOn em Israel é aumentar o uso –– alcançar diariamente um número maior que 1,5 milhão de usuários de transporte público do país.
Também está colaborando com outras empresas de app de transporte, como a Moovit. Este popular app israelense é como o Waze do transporte público.
O HopOn também quer se conectar a planos de viagem, para ajudar as pessoas a ir de um ponto A a um ponto B o mais rápido e fácil possível.
HopOn demonstration movie
Sinai teve essa ideia, junto com seu parceiro David Mezuman, depois de vários anos viajando entre as cidades de Tel Aviv e Petah Tikva em Israel. Eles achavam ridículo ter que procurar dinheiro trocado para ir para casa. No verdadeiro espírito de Israel, decidiram tomar uma atitude em consideração a tantos outros viajantes.
Depois de Israel, a empresa planeja entrar no mercado francês por meio de uma oportunidade comercial em Mônaco. O HopOn também tem um contato local em Nova Jersey e está negociando iniciar nos EUA, mas o mercado seguinte parece estar mais próximo na Europa, conta Sinai.
O HopOn foi fundado em 2013 e arrecadou até agora 700 mil dólares de um investidor estratégico. Atualmente, está em um ciclo de negociações com várias firmas de capital de risco com o objetivo de arrecadar 5 milhões de dólares.
O próximo passo para o HopOn em Israel é aumentar o uso –– alcançar diariamente um número maior que 1,5 milhão de usuários de transporte público do país.
Também está colaborando com outras empresas de app de transporte, como a Moovit. Este popular app israelense é como o Waze do transporte público.
O HopOn também quer se conectar a planos de viagem, para ajudar as pessoas a ir de um ponto A a um ponto B o mais rápido e fácil possível.
HopOn demonstration movie
Sinai teve essa ideia, junto com seu parceiro David Mezuman, depois de vários anos viajando entre as cidades de Tel Aviv e Petah Tikva em Israel. Eles achavam ridículo ter que procurar dinheiro trocado para ir para casa. No verdadeiro espírito de Israel, decidiram tomar uma atitude em consideração a tantos outros viajantes.